Os benefícios da equoterapia para o desenvolvimento biopsicossocial dos praticantes
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como ferramenta e chegou ao Brasil em 1971, e logo depois em 1989 foi fundada a Associação Nacional de equoterapia, com o intuito de expandir as informações cientificas sobre esse método, que vem mostrando muitos resultados em sua aplicação. Essa prática teve reconhecimento e tratamento comprovado pelo Conselho Federal de Medicina no ano 1997, quando, a partir de estudos fundamentados sobre o método, publicou um parecer favorável, reconhecendo os resultados nos aspectos físicos, sociais e psicológicos.
Sendo assim, os benefícios da equoterapia abrangem todos os aspectos da vida do praticante, pois a noção de interdisciplinaridade está na base dessa prática, ou seja, vários campos de saberes da saúde e educação, a equipe multidisciplinar, trabalham em conjunto, compartilhando informações de suas áreas e promovendo um tratamento mais completo e eficaz. Assim, a equipe multidisciplinar pode conter um psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, terapeuta ocupacional, pedagogo, etc. Em suma, a equoterapia é definida como um elemento da ciência da saúde que se refere ao tratamento e à aplicação de conhecimento na área da reabilitação e reeducação.
Com a prática da equoterapia, é possível o desenvolvimento biopsicossocial dos praticantes:
- Benefícios nos aspectos físicos
- Coordenação motora
- Fortalecimento da musculatura do corpo
- Equilíbrio
- Estimula a sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa
- Melhoras na postura
- Estimulação do funcionamento dos órgãos internos
- Desenvolvimento da motricidade fina
- Benefícios nos aspectos psicológicos
- Autoestima
- Motivação
- Autoconhecimento
- Foco
- Autoconfiança
- Controle emocional
- Estimulação do afeto, devido ao contato com um animal
- Benefícios nos aspectos sociais
- Empatia
- Inteligência emocional
- Assertividade
- Sociabilidade
- Habilidades de liderança
- Respeito
- Facilita a integração social
Como demonstrado, os benefícios da equoterapia para os seus praticantes são inúmeros, promovendo um desenvolvimento integral e transformador na vida de cada indivíduo. Para cada pessoa, haverá demandas específicas a ser trabalhada, sendo função da equipe multidisciplinar adaptar a prática para cada sujeito, mas em geral, o respeito pelo outro e o cuidado especial devem ser marcas registrada em equoterapia.
Para saber mais:
WALTER, Gabriele Brigitte. Equoterapia: fundamentos científicos. São Paulo: Atheneu, 2013.
