Nossa História
O projeto de criar o Espaço Cuidare (Antes Haras Liderança) surge com o empresário e palestrante apaixonado por cavalos, Robson Fernandes da Silveira. Robson é proprietário da RadInfo, empresa de desenvolvimento de software de gestão empresarial. Também é ganhador por três vezes do prêmio Micro e Pequenas Empresas (MPE), promovido pelo SEBRAE, Petrobras, Governo do Estado do Tocantins, Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade, baseado no Modelo de Excelência em Gestão (MEG). O amor por cavalos e a experiência de vida e profissional foram o alicerce que possibilitou o Haras liderança nascer e viver até hoje, promovendo serviços de qualidade e eficácia. Um pouco mais sobre essa trajetória você encontra logo abaixo.
      Após ter sido convidado pela Faculdade Católica Dom Orione, de Araguaína-TO, para ministrar uma palestra para alunos de administração falando da experiência de implantar o MEG em sua empresa, explicando os critério de liderança do MEG, na preparação da apresentação de sua palestra, Robson buscou dados sobre liderança no google e se deparou com uma manchete que dizia: “Cavalos dão lição de liderança”. Se tratava de uma notícia de uma empresa focada em executivos e alunos de Mastery Business Intensive, ministrando cursos de liderança e inteligência emocional, utilizando o cavalo como metáfora. Verificou-se que grandes corporações como General Motors, Mercedes, Carrefour, Banco Santander e outros estavam utilizando esta metodologia para seus colaboradores.
      Como Robson era apaixonado por cavalos, resolveu colocar estes dados em sua apresentação e percebeu que o público se mostrou curioso e interessado sobre o tema, fazendo perguntas e participando mais ativamente da palestra. O fato era que poucas pessoas tinham conhecimento de como o cavalo poderia ser uma ferramenta diferencial no mundo corporativo. Foi a partir disse que Robson iniciou a busca por conhecimento teórico-prático sobre os equinos e encontrou a Universidade do Cavalo em Sorocaba, possibilitando fazer vários cursos de doma e Horsemanship, tais como os cursos “Iniciação de potros” e “Doma india”, se tornando especialista em equino. No entanto, não conseguiu encontrar nada no Brasil sobre a liderança utilizando o cavalo como ferramenta.
      Assim, em 2010, Robson foi para Espanha realizar o treinamento de coaching com cavalos e após ser certificado, trouxe esse mesmo treinamento para o Brasil, se tornando um dos poucos no Brasil com experiência em coaching com cavalos, até onde se tinha conhecimento. Para a concretização do projeto do Haras, Robson percebeu que seria de suma importância ter uma psicóloga na equipe, e convidou a psicóloga Ilê Damas e a sua esposa e diretora financeira do grupo RadInfo, Clores Silveira, para fazer parte da equipe, e auxiliá-lo nas atividades. Assim deram início aos treinamentos de liderança, utilizando o cavalo como ferramenta.
     A inauguração do Haras Liderança se deu no ano de 2010 e foi um momento muito especial, o sentimento indescritível de poder ver um sonho se concretizando, de ter a esperança que esse projeto poderia ajudar muitas pessoas se alastrou no coração de Robson, que desde o início trabalhou arduamente para que essa realização fosse possível. Na inauguração do Haras foi convidado a psicóloga Adriana Meirelles, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Masters of Business Administration (MBA) em Desenvolvimento e Gerenciamento de Pessoas, e participante do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE) de Belo Horizonte. Em sua ocasião, ministrou o curso “Ciclo de aprendizagem vivencial (CAV)”, que busca facilitar o aprendizado de grupos por meio da Aprendizagem Experiencial, com aplicação de dinâmicas, jogos e metodologias ativas, para proporcionar este tipo de aprendizado.
     A princípio, os atendimentos eram realizados unicamente na pista do Haras, propondo dinâmicas e intervenções utilizando o cavalo, mas com o passar do tempo a equipe multidisciplinar começou a perceber que um evento em comum acontecia após os treinamentos: alguns participantes durante o processo se percebiam com comportamentos indesejados, mas não sabiam como fazer para mudar essa situação que ocorria de forma repetitiva em sua rotina. A partir disso, foi perceptível que essas pessoas precisariam de ajuda para mudar aquele contexto/comportamento. Dessa forma, a psicóloga Ilê Damas, identificou e realizou juntamente com essas pessoas, sessões de psicoterapia individuais, buscando intervir nas demandas apresentadas antes do início do treinamento propriamente dito, promovendo uma maior efetividade no processo como um todo. Esses acontecimentos levaram Robson a dar um novo passo com o Haras Liderança: institucionalizar essa nova metodologia.
     Em 2014, soube do projeto de inovação TECNOVA (promovido pelo FINEP, IEL, Governo do Estado-TO e Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal) e concretizou a ideia de unir a psicologia com o coaching utilizando o cavalo, fazendo sessões individuais com a psicóloga dentro do consultório e logo em seguida a sessão de coaching com Intervenção Assistida por Equinos (IAE). Inscreveu o projeto no TECNOVA onde foi contemplado após passar por uma equipe de avaliadores que comprovaram a inovação da metodologia e patrocinaram 50% do valor do projeto, o que viabilizou a Clores, Ilê e Robson a fazerem formação de: Intervenção Assistida por Equino (Método Kiron®), pela instituição Quinta do Cavalo na cidade de Sintra - Portugal (2015); Líder Coaching pela Universidade de Ohio - USA (2015); Analista comportamental, professional and self coaching, life coach e leader coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, em Goiânia-GO (2017).
     No curso “Intervenção Assistida por Equino (Método Kiron®)”, organizado pela instituição “Quinta do Cavalo”, realizado em Sintra - Portugal, em 2015, um workshop que fazia parte deste curso foi ministrado pela psicóloga Nathalie Durel, criadora do Método Kiron®. Nesta metodologia de intervenções assistidas por equinos, é conjugado as qualidades e as capacidades naturais do cavalo com as competências e a experiência do terapeuta, coach ou facilitador formado com esta metodologia. Deste modo, Nathalie orientou aos participantes que “[...] para cuidar de outras pessoas, é necessário primeiro cuidar de si”, assim, conforme a orientação da psicóloga, os participantes passaram por algumas sessões terapêuticas no decorrer do treinamento. Um outro ponto bastante importante neste curso foi os requisitos para fazê-lo: ter 40 anos ou mais, pois é necessário que a pessoa tenha experiência de vida, e não somente teoria; e acreditar em algo acima das coisas materiais.
     Já na formação "Leadership and coaching”, pela Universidade de Ohio - USA, em 2015, os conhecimentos adquiridos foram de suma importância para compreensão de uma das principais funções dentro das relações sociais: a liderança. Nesse sentido, foi trabalhado o papel da liderança em diversos contextos, como em empresas, em casa, casos de pânico, família, etc. Nesta ocasião, esteve presente diversos profissionais da área, como o professor e coach Hendre Coetzee, que atua tanto no campo das finanças, quanto também é especialista em conflitos de guerra e negociação de reféns. Para além da liderança, temas como resiliência, tomada de iniciativa, análise de perfil comportamental, competitividade, mudança comportamental, foram abordados.
     Já na formação "Leadership and coaching”, pela Universidade de Ohio - USA, em 2015, os conhecimentos adquiridos foram de suma importância para compreensão de uma das principais funções dentro das relações sociais: a liderança. Nesse sentido, foi trabalhado o papel da liderança em diversos contextos, como em empresas, em casa, casos de pânico, família, etc. Nesta ocasião, esteve presente diversos profissionais da área, como o professor e coach Hendre Coetzee, que atua tanto no campo das finanças, quanto também é especialista em conflitos de guerra e negociação de reféns. Para além da liderança, temas como resiliência, tomada de iniciativa, análise de perfil comportamental, competitividade, mudança comportamental, foram abordados.
     A formação no IBC foi muito importante para a tomada de decisão do que Clores realmente gostaria de fazer, perguntas como “Por que vim a este mundo?”, "Qual é a minha missão de vida?” vieram à tona, tornando a formação ao mesmo tempo de muita aprendizagem e reflexão. Clores se emocionou bastante no momento desta decisão, considerando o contexto em que vivia na ocasião, um momento de grande violência tanto no país, quanto em sua cidade, Araguaína - TO, onde frequentemente ocorriam assaltos e assassinatos, a falta de segurança era uma realidade. Somado a isto, Clores tinha que escolher um nicho para trabalhar e fazer seu TCC na formação do IBC, e pensou em intervir no que poderia ser a raiz do problema: a infância.
     No primeiro momento, Clores teve a ideia de escrever uma Cartilha lúdica para crianças sobre integridade, honestidade, cuidado ao outro, respeito e preocupação com o próximo, etc. visto que muitas crianças não tinham a oportunidade de ter uma referência para esses tipos de comportamentos. O objetivo era de contribuir para uma nova geração com esses valores mencionados, que estavam bem ausentes na sociedade, o que na percepção de Clores, contribuia para que o cenário continuasse do jeito que estava - muita violência, pouca segurança.
     Como a tecnologia foi chegando e se apropriando de todos os ambientes, uma cartilha já não parecia tão atrativa, o que fez com que Clores partisse para algo mais atual. Assim, para poder concluir a formação de coach do IBC, passou a ter como foco de pesquisa os cuidados necessários na infância para desenvolver uma nova geração saudável, considerando todos os seus aspectos, físicos, psicológicos, sociais e emocionais. Foi neste momento que Clores percebeu que estava apaixonada por esse trabalho e decidiu torná-lo a missão de sua vida: A partir do trabalho no Haras Liderança, contribuir para uma nova geração de crianças e adultos saudáveis em todos os seus aspectos, que tenham valores fundamentais em suas vidas. Todo esse contexto também incentivou a Clores em 2021 a começar uma graduação em pedagogia visando se especializar em psicopedagogia.
     Em 2019, foi realizada a certificação internacional do Haras Liderança com Edgar Guerrero de la Rotta, sócio fundador da Caballos Y Excelencia, Barcelona - Espanha. Assim, foi conferido ao Haras os conhecimentos teóricos e práticos, e a experiência necessária para trabalhar com Formación Asistida com Caballos. Ainda nesta ocasião, Edgar juntamente com a equipe do Haras liderança, ministrou palestras em Palmas - TO e na Faculdade Católica Dom Orione de Araguaína - TO. A vinda de Edgar foi de extrema importância tanto para a formação da equipe multidisciplinar quanto para a divulgação da intervenção assistida por equinos em nossa região.
     Em 2020, a equipe multidisciplinar partiu para a Espanha, para uma nova capacitação com a psicóloga Marta Diez Ruiz de los Paños, que é referência em terapia com mediação animal: especialista em psicologia clínica, diretora do Centro de terapias assistida por cavalos e leciona na Universidade de Girona, instituição de ensino superior pública com sede em Girona, na Espanha. Assim, foi realizado o curso “Indefesión aprendida y su tratamiento a través de la terapia asistida con caballos”. Essa formação foi de suma importância para toda a equipe, pois puderam fazer estudos de casos, vivenciar, praticar, conhecer ferramentas, materiais e estratégias de trabalho para um melhor desempenho, buscando trazer os benefícios necessários a uma variedade de situações e casos específicos enfatizando sempre a qualidade de vida tanto para o cliente quanto para sua família.
     Esses foram alguns dos cursos realizados pela a equipe multidisciplinar do Haras Liderança, com profissionais de diversos lugares do mundo e que com toda certeza, foi de extrema importância para evolução de toda a equipe. A busca por conteúdos e formações nesta área é contínua, principalmente por se tratar de uma nova metodologia que une conhecimentos do coaching, psicologia, fisioterapia e a principal ferramenta de trabalho, os equinos. Cada profissional atuante no Haras Liderança está em constante busca de conhecimento e formação em suas determinadas áreas, e esses conhecimentos são integrados pela essência do trabalho interdisciplinar, promovendo o bem-estar integral dos clientes.
     O Haras Liderança tem uma parceria filantrópica desde 2014 com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), oferecendo o espaço terapêutico, os animais e o instrutor (auxiliar guia), para que aconteçam as sessões com as crianças. Estas ficam em uma fila de espera, com o laudo e o encaminhamento médico para a equoterapia. A APAE fica responsável por encaminhar os profissionais, completando a equipe multidisciplinar para o atendimento destas crianças. Do mesmo modo, a triagem e o deslocamento tanto da equipe quanto das crianças são efetivadas pela APAE. Essa parceria sem fins lucrativos já pode melhorar a vida de inúmeros praticantes que passaram pelo Haras.
     Atualmente, o Haras Liderança oferece os serviços de Equoterapia, Intervenção assistida por equinos, Hipoterapia, Equitação e Hipismo. Todos os profissionais atuante no Haras Liderança são certificados pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), órgão que rege a equoterapia no Brasil e tem como principal objetivo oferecer a Equoterapia como meio de reabilitação, de educação e de inserção social para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência ou necessidades especiais, consolidando-se como referência em ensino, pesquisa, desenvolvimento e aplicação das atividades de Equoterapia no Brasil e no exterior. Além dos serviços já citados, o Haras aluga o espaço físico para fotos de casamento, formatura, etc.
     Por fim, é importante falar um pouco sobre a prática da equoterapia e da principal ferramenta de trabalho do Haras Liderança que é o cavalo. A equoterapia que tem sido usada há anos para melhorar todos os tipos de distúrbios, está surgindo agora como uma das tendências de coaching mais eficazes para ajudar crianças, pais, professores e executivos a desenvolver suas habilidades e comportamentos relacionando-se com esses animais. O projeto usa cavalos não para montá-los, mas para desenvolver dinâmicas individuais no solo, em que os usuários simulam situações pessoais e profissionais para adquirir habilidades de comunicação e mudança de comportamento através da vivência, onde o cavalo permite-se fazer de espelho trazendo o autoconhecimento, que consequentemente resulta na mudança de comportamento.
     Os cavalos não aceitam ser conduzidos por ninguém. Diante do cavalo tiramos as máscaras e somos todos iguais, pois ele só aceitará uma comunicação que venha da nossa verdadeira essência. Portanto, a intervenção utilizando o cavalo como ferramenta busca o desenvolvimento de habilidades como: Tolerância ao estresse, autocontrole, confiança, orientação para realização, liderança, empatia, comunicação verbal e não verbal, equilíbrio postural, coordenação motora, fortalecimento da musculatura do corpo, autoestima, estimulação do afeto, devido ao contato com um animal, habilidades sociais, facilita a integração social, entre outros. Para além do desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo, poder desfrutar deste precioso animal, sentindo todo o seu poder e conectando-se com o nosso interior e a natureza é por si só terapêutico.
     A história do Haras Liderança não se encerra aqui e continua sendo escrita continuamente. Muitas pessoas já passaram por esse espaço, deixando um pouco de si e levando um pouco de nós. Novos conhecimentos, cursos e formações ainda acontecerão, neste ramo, o desenvolvimento é permanente, estamos em constante mudança e devemos estar sempre aptos a receber todas as demandas. Cada caso atendido é uma nova aprendizagem para todas as pessoas envolvidas. Esperamos continuar acolhendo todos e todas oferecendo um espaço de qualidade, confortável e agradável.